UVA – Prática de Pesquisa: Dificuldades Específicas em Leitura (dislexias)
Prof. Vicente Martins – 2008.2 (em fev/2009)

Leia atentamente as questões abaixo. Em seguida, escolha a alternativa que considera correta. Justifique sua resposta.
1. Pode ser o primeiro sinal indicativo da dislexia
a. ( ) Falta de loquacidade
b. ( ) Atraso na fala
c. ( ) Substituição de palavras
d. ( ) Excepcional empatia
2. São sinais da dislexia na pré-escola, exceto:
a. ( ) Reclamações sobre o quanto é difícil ler
b. ( ) Histórico de problemas de leitura presente nos pais e irmãos
c. ( ) Problemas de aprendizagem de rimas infantis comuns
d. ( ) Pronúncia equivocada de nomes de pessoas e de lugares
3. Refere-se à definição clássica de dislexia:
a. ( ) Perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação dos signos escritos em signos verbais.
b. ( ) Perturbação n articulação de palavras por lesão de algum dos órgãos fonadores.
c. ( ) Emprego inadequado de palavras ou não-obediência aos paradigmas próprios da norma culta de alguma língua.
d. ( ) Dificuldade para interpretar corretamente coisas e fatos
4. A dislexia, para alguns teórico, refere-se ao transtorno do desenvolvimento, mais especificamente um déficit de leitura, presumivelmente congênita e talvez ?, que pode varia em grau, de moderada a grave. A palavra que preenche corretamente a lacuna acima é:
a. ( ) alternativa
b. ( ) hereditária
c. ( ) cerebral
d. ( ) informal
e.
5. É sinal de dislexia a partir do 3º ano do ensino fundamental, exceto
a. ( ) Uso de linguagem imprecisa
b. ( ) Pausas ou hesitações freqüentes durante a fala
c. ( ) Dificuldade de lembrar datas, nomes, números de telefones, listas aleatórias.
d. ( ) Perturbação no andar, causada por distúrbios no sistema nervoso
6. Em que caso os pais devem buscar ajuda para filhos com sinais de dislexia:
a. ( ) Quando o filho em idade escolar tiver dificuldades com a linguagem, particularmente com rimas e ao pronunciar palavras e, especialmente, se houver um histórico familiar de problemas de leitura.
b. ( ) Quando a criança tem algum grau de perda auditiva
c. ( ) Quando a criança apresenta perda de acuidade do campo visual devido a um defeito físico ou fisiológico
d. ( ) Quando a criança tem dificuldade para desempenhar tarefas específicas, como na vida escolar ou no emprego, isto é, um incompetente.
7. Duas ações essenciais de um programa de sucesso, durante o período escolar, para o disléxico:
a. ( ) Identificação de doenças na família e disponibilização de serviço hospitalar
b. ( ) Identificação de dificuldade na aquisição dos sons da linguagem e disponibilização de auxílio imediato para essa dificuldade
c. ( ) Identificação dos traumas da infância e disponibilização de aulas de reforço escolar
d. ( ) I Identificação dos métodos de leitura na escola e disponibilização de uma sala de recursos
8. As crianças dizem suas primeiras palavras por volta de 1 ano e 6 meses a 2 anos. As crianças vulneráveis à dislexia talvez não comecem a pronunciar as primeiras palavras antes de cerca de:
a. ( ) 1 ano e 3 meses de vida e talvez não pronunciem frases antes de completar 2 anos.
b. ( ) 2 ano e 7 meses de vida e talvez não pronunciem frases antes de completar 3 anos.
c. ( ) 3 ano e 6 meses de vida e talvez não pronunciem frases antes de completar 5 anos.
d. ( ) 5 ano e 2 meses de vida e talvez não pronunciem frases antes de completar 4 anos.
9. Pode vir associada à dislexia, exceto:
a. ( ) Dificuldade em escrever à mão (disgrafia)
b. ( ) Dificuldade em ortografar (disortografia)
c. ( ) Dificuldade em falar (dislalia)
d. ( ) Dificuldade em respirar (dispnéia)
10. Existem muitos mitos e compreensões equivocadas sobre a dislexia. Assinale um dos mitos para os disléxicos:
a. ( ) A criança disléxica vê as letras e as palavras de trás para frente
b. ( ) A criança depende do contexto para a compreensão do que lê.
c. ( ) A criança disléxica tem medo acentuado de ler em voz alta
d. ( ) A criança disléxica tem ortografia desastrosa.
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