AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM – PROF. VICENTE MARTINS
Data da AP: 17 DE MAIO DE 2006.

Conteúdo:
Teorias da Aquisição da linguagem: a hipótese tradicional (ou behaviorista), a hipótese neurofisiológica e a hipótese gerativo-transformacional. O aluno deverá ler todos os textos (ou excertos) da apostila que tratam sobre estas três hipóteses explicativas da AL
Questões para discussão em grupo:
Leitura em SCARPA: pp. 206-210
1. Que outro nome recebe a corrente bahaviorista na terminologia de Scarpa? O que justificaria essa denominação?
2. Qual era a principal tese de Skinner(1957) no tocante ao conhecimento?
3. Em que a tese de Chomsky difere da tese de Skinner sobre o comportamento verbal, a linguagem?
4. O que é a chamada competência lingüística segundo Chomsky?
5. O que é a LAD(language acquisition device)?
6. O que é a chamada “pobreza de estímulo”?
7. Explique a chamada Teoria de Princípios e Parâmetros ?
8. O que o filósofo Platão tem a ver com o inatismo de Chomsky?
9. O que é a chamada Gramática Universal (GU)?
10. Explique, com exemplos bem originais, as três tendências da chamada aquisição paramétrica (ver rodapé da pág. 208)
11. O que é a chamada aprendizilidade segundo a teoria paramétrica da aquisição da linguagem?
12. O que é a modularidade cognitiva da aquisição da linguagem?
13. Responda, à luz das teorias inatistas, a seguinte questão: Como as crianças adquirem uma língua se não têm informação suficiente para a a tarefa?
14. Na teoria paramétrica, a criança não escolhe mais as regras, e sim, valores paramétricos. O que SIGNIFICA isso à luz da nova versão inatista?
15. Com suas palavras, defina o que é o gerativismo e fale sobre sua influência para a tese inatista de Chomsky.
2. Leitura de MAROTE: pp.20-23.
1) Tomando por base as cinco características da hipótese gerativo-transformacional, sintetizadas na página 23, comente cada uma delas, inclusive dando exemplos extraídos do cotidiano, isto é, situações em que a criança, no processo de aquisição da linguagem(fala, principalmente) parece sugerir os passos dessa hipótese gerativo-transformacional.
3. Leitura de SANTOS: pp. 220-222.
Após a discussão em grupo sobre o excerto indicado acima, redefina (você já fez nas questões acima), os termos abaixo:
a) Dispositivo de Aquisição da Linguagem
b) Teoria de Princípios e Parêmetros
c) Gramática Universal (GU)
Questões para discussão em grupo:
Leitura em SCARPA: pp. 206-210
1. Que outro nome recebe a corrente bahaviorista na terminologia de Scarpa? O que justificaria essa denominação?
2. Qual era a principal tese de Skinner(1957) no tocante ao conhecimento?
3. Em que a tese de Chomsky difere da tese de Skinner sobre o comportamento verbal, a linguagem?
4. O que é a chamada competência lingüística segundo Chomsky?
5. O que é a LAD(language acquisition device)?
6. O que é a chamada “pobreza de estímulo”?
7. Explique a chamada Teoria de Princípios e Parâmetros ?
8. O que o filósofo Platão tem a ver com o inatismo de Chomsky?
9. O que é a chamada Gramática Universal (GU)?
10. Explique, com exemplos bem originais, as três tendências da chamada aquisição paramétrica (ver rodapé da pág. 208)
11. O que é a chamada aprendizilidade segundo a teoria paramétrica da aquisição da linguagem?
12. O que é a modularidade cognitiva da aquisição da linguagem?
13. Responda, à luz das teorias inatistas, a seguinte questão: Como as crianças adquirem uma língua se não têm informação suficiente para a a tarefa?
14. Na teoria paramétrica, a criança não escolhe mais as regras, e sim, valores paramétricos. O que SIGNIFICA isso à luz da nova versão inatista?
15. Com suas palavras, defina o que é o gerativismo e fale sobre sua influência para a tese inatista de Chomsky.
2. Leitura de MAROTE: pp.20-23.
1) Tomando por base as cinco características da hipótese gerativo-transformacional, sintetizadas na página 23, comente cada uma delas, inclusive dando exemplos extraídos do cotidiano, isto é, situações em que a criança, no processo de aquisição da linguagem(fala, principalmente) parece sugerir os passos dessa hipótese gerativo-transformacional.
3. Leitura de SANTOS: pp. 220-222.
Após a discussão em grupo sobre o excerto indicado acima, redefina (você já fez nas questões acima), os termos abaixo:
a) Dispositivo de Aquisição da Linguagem
b) Teoria de Princípios e Parêmetros
c) Gramática Universal (GU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário