domingo, 8 de fevereiro de 2009

Proposta de atividades de Leitura e Escrita (Prática de Ensino)


UVA – Curso de Letras – Disciplina: Leitura e Escrita (Prática de Ensino) – Prof. Vicente Martins


Leia atentamente as questões abaixo. Em seguida, assinale a alternativa correta e procure quando indagado, oralmente, pelo professor, justificar sua resposta.
1. Leia e complete com as palavras adequadas: “Ao processar a informação durante a leitura, os leitores experientes fazem previsões e ?, colocam-se perguntas sobre o tema, revisam e comprovam sua própria ? enquanto lêem e tomam de cisões sobre seus erros ou “lacunas” de compreensão”. As palavras que completam as lacunas (?) são, respectivamente:
a. ( ) recordações , construção
b. ( ) inferências, compreensão
c. ( ) necessidades e comunicação
d. ( ) perguntas, significação
2. Na atual concepção do processo de leitura, quem exerce um papel central na construção do significado?
a. ( ) leitor
b. ( ) autor
c. ( ) ambiente
d. ( ) texto
3. Termo que se refere, no processo de leitura, à soma total de aprendizagens que o aluno adquiriu como resultado de sua experiência acumulada, tanto dentro como fora da escola:
a. ( ) Expressão Oral
b. ( ) Significação
c. ( ) Conhecimento Prévio
d. ( ) Paráfrase ou recordação
4. Na concepção tradicional de leitura, refere-se ao modelo que supõe que o leitor começará por fixar-se nos níveis inferiores do texto(os sinais gráficos, as palavras) para formar sucessivamente as diferentes unidades lingüísticas até chegar os níveis superiores da frase e do texto.
a. ( ) Processamento ascendente
b. ( ) Processamento descendente
c. ( ) Processamento interativo
d. ( ) Processamento recursivo
5. Termo que se refere à compreensão da leitura que envolve tanto o processamento acurado e seqüencial do texto quanto as experiências e expectativas que o leitor traz para o texto, cada um agindo sobre e modificando o outro
a. ( ) Processamento interativo
b. ( ) Processamento ascendente
c. ( ) Processamento descendente
d. ( ) Processamento paralelo
6. Na prática de ensino de língua portuguesa e literatura, os professores ao recomendarem, por exemplo, a leitura de uma obra como Senhora, de José de Alencar, podem interferir positivamente na aproximação entre:
a. ( ) leitor e obra
b. ( ) leitor e escola
c. ( ) leitor e família
d. ( ) aluno e professor
7. A leitura sempre envolve uma combinação de informação visual e não-visual. Ela é uma interação entre o leitor e o texto. Esta postulação da psicolingüística é defendida por:
a. ( ) Mikhail Baktin
b. ( ) Paulo Freire
c. ( ) Noam Chomsky
d. ( ) Frank Smith
8. São consideradas operações intelectuais necessárias para produzir um texto, exceto:
a. ( ) Planejamento
b. ( ) Revisão
c. ( ) Ortografia
d. ( ) Reescrita
9. Na prática de produção de textos, a ênfase nas correções ortográficas pode levar o aluno a uma fixação dos erros na sua memória. É correto, então, afirmar que:
a. ( ) Quanto mais os alunos lêem e escrevem, mais oportunidades têm de avançar em suas competências ortográficas.
b. ( ) Aspectos ortográficos do texto, por si só, indicam se o aluno tem ou não competência de comunicação ou proficiência escritora.
c. ( ) Os alunos devem observar unicamente as correções dos professores para aprender a escrever corretamente uma palavra
d. ( ) Os processos de aquisição de ortografia são simples, desde que os alunos aprendam as regras do certo e do errado.
10. A técnica C-Q-A permite avaliar conhecimento prévio dos alunos e seus propósitos em face da leitura de um texto expositivo. São perguntas desta técnica, exceto:
a. ( ) O que conheço sobre este tema?
b. ( ) O que quero aprender?
c. ( ) O que aprendi?
d. ( ) O que o professor ensinou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário