UVA – Letras – Disciplina: Aquisição da Linguagem– Prof. Vicente Martins – 2008.
QUESTÕES PARA DIA 21/1/2009 –
QUESTÕES PARA DIA 21/1/2009 –
SOBRE A TEORIA COMPORTAMENTAL DA AQUISIÇÃO (p.58-59)

1. Em que a abordagem comportamentalista da aquisição linguageira difere abordagem lingüística, esta, vista na nossa última aula?
2. Em que consiste a teoria comportamental da aquisição da linguagem?
3. Quanto à imitação, como a abordagem lingüística e a abordagem comportamentalista avaliam esta habilidade nas crianças, durante a aquisição da linguagem?
4. Nas frases em inglês citadas pela autora, como sendo as de uma filha (entre 4-6 anos), como devemos avaliar estas estruturas lingüísticas? Caracterizam uma imitação ou uma criatividade por parte das crianças? Por quê?
5. Que técnicas comportamentalistas tem sido trabalhadas por terapeutas da linguagem para crianças especiais? São técnicas válidas também para o desenvolvimento da linguagem em crianças ditas normais? Por quê?
QUESTÕES PARA DIA 22/1/2009 – SOBRE A TEORIA COGNITIVISTA DA AQUISIÇÃO (p.59-60)
1. Como Piaget explica o desenvolvimento da linguagem nas crianças?
2. Como se caracteriza o estágio dito pré-simbólico ou pré-lingüístico?
3. O que ocorre de diferencial quando as crianças chegam aos 18 meses de existência, segundo Piaget?
4. Que postula Sinclair-deZwart sobre o desenvolvimento da linguagem nas crianças?
5. Que postula Slobin sobre o desenvolvimento da linguagem nas crianças?
6. Que postula P. Brown sobre o desenvolvimento da linguagem nas crianças?
Atividades a serem produzidas e entregues ao professor:
A. ARTIGO CIENTÍFICO - O aluno, de forma individual, deverá escrever um artigo, seguindo os padrões da normatização da ABNT, sobre o seguinte assunto: “Como lidar com os alunos de baixo rendimento leitor no ensino fundamental”. O número de páginas fica a critério do grupo. Data limite de entrega: dia 28/01/2009
B. AUTO-AVALIAÇÃO: Cada membro da equipe deverá fazer a auto-avaliação, apontando os pontos fracos e fortes da disciplina cursada, destacando, particularmente, a natureza da disciplina e a metodologia e conduta ético-profissional do professor Vicente Martins durante a ministração da disciplina. Data da entrega: 29/01/09
C. ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA: dia 5/2/2009 é a data prevista de encerramento da disciplina. Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2009, o professor Vicente Martins estará, em Brasília, em reunião de trabalho nas Secretarias de Educação Básica e Educação Infantil, do MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário